Reajuste de aluguel

Olá amigo(a)...

Hoje estarei falando um pouco sobre o reajuste de aluguel residencial, pois basta o salário mínimo do trabalhador aumentar, que os proprietários de imóveis também fazem o reajuste de preço do aluguel de casas, lojas e outros.

Quem mora de aluguel sabe como esse reajuste é doloroso e muitas vezes nos deixa sem opção de escolha, ou seja; ou aceitamos o reajuste ou procuramos outra casa para morar.

Amigo leitor, confira agora algumas dicas sobre reajuste de aluguel e saiba mais sobre esse assunto.


 1º: Devemos verificar com atenção o contrato de locação do imóvel e ver qual índice será usado como base para o reajuste do aluguel.

Dica Legal: O correto é o locatário do imóvel usar a tabela do IGP-M para cálculo e base para reajuste.

2º: Temos que ficar atento as cláusulas contratuais que beneficiam o locatário do imóvel na hora da renovação do contrato e reajuste.

3º: No contrato deverá haver uma cláusula especificando que o aluguel será reajuste após o término do contrato ou após um ano ou dois.

4º: Também deverá haver no contrato uma cláusula falando sobre reforma e manutenção do imóvel, ou seja; sobre as responsabilidades do locatário e inquilino.

Enfim, é fundamental haver um bom relacionamento entre o proprietário do imóvel e inquilino, pois ambas as partes necessitam um do outro.

Veja agora mais dicas sobre reajuste de aluguel no vídeo a seguir:


Amigo leitor, agradeço por ler o artigo até o final e peço que comentem, pois seu comentário poderá enriquecer o artigo.
 
Até a próxima!

2 comentários :

Jane Darckê disse...

Olá.... olha eu, de novo aki.... tudo bem contigo?
Vamos lá. Tenho um inquilino, sem contrato nem nada. Só no "fio de bigode" como se dizia antigamente. Está lá desde 1° de julho/2011, pagando pontualmente. Minha dúvida é: quando aumentar o aluguel?
em julho/2012 (um ano de contrato
em julho/2014 (três anos de aluguel, que é como se fosse um contrato formal)
ou em 1° de janeiro de cada ano?
E como aplico o IGP-M?
R$700,00 x 1,0510 = 735,70 - é isso?
Obrigada, e aquele abraço!
Obrigada

Freitas RJ disse...

Jane,

Aqui está tudo bem e espero que também esteja tudo bem por ai...

Sobre quando você deve aumentar o aluguel; isso você deve chegar a um consenso e aumentar no aniversário de contrato ( um ano de contrato) ou dois ou três anos.

Aqui por exemplo onde moro de aluguel; o locatário aumenta todo ano no mês de aniversário do contrato e ele aumenta 10% encima do valor do aluguel.

Enfim, você pode seguir esse exemplo caso queira, porém, pense bem e faça aquilo que vai ser agradável para ambas as partes, quero dizer; para você que é a locatária e para o inquilino.

Qualquer coisa estamos ai.

Sucesso sempre!

PESQUISE AQUI